domingo, 11 de março de 2012

O Casal Arnolfini, de Van Eyck




Neste sábado, 10/03, fui fazer a visita guiada na National Gallery. Para uma amante da arte como eu é o programa dos sonhos. Um professor de História da Arte 'passeia' com você em volta de cinco, seis obras-primas do acervo fantástico da National Gallery, explicando a obra e contextualizando o trabalho do artista na época em que foi pintado. Em média ficamos uns 15 minutos em frente cada tela. E isso, pasmem, é de graça. Tem todos os dias, às 11h30 e às 14h30. A visita dura uma hora. 
Um dos quadros que 'visitamos' ontem foi 'O Casal Arnolfini', pintado em 1434 pelo artista flamengo Jan Van Eyck. É um quadro pequeno, pintado em carvalho. E é impressionante. Tem sido alvo de muita discussão sobre o que representaria a cena - talvez o casamento do rico banqueiro italiano Arnolfini, residente em Bruges na época. "Mas a mulher está grávida!" - observa uma senhora. "Talvez não seja gravidez mas a moda da época" - responde o historiador.
Mas o quadro é tão famoso por outras razões. Os críticos dizem que a obra reflete fielmente as características do estilo do gótico flamengo. No pequeno quadro, Van Eyck pinta detalhes com precisão microscópica, aponta o historiador. Dá até para se ver os pelos do cachorrinho nos pés da 'Madame Arnolfini'. O pintor conseguia isso por usar óleo para fazer esses enfeites. No espelho do fundo estão representados (isso não consegui ver ontem, hehehe, não estava TÃO perto assim do quadro) cenas da Paixão de Cristo, de outras pessoas e a vista de Bruges. Os flamengos eram orgulhosos da riqueza que haviam conseguido e o quadro mostra detalhes que representam bem-estar: finas roupas e móveis.
A tela mostra ainda a preocupação com a luz e com a perspectiva, que seriam próprias de van Eyck. Ele estaria acima do seu tempo, dizem os livros sobre o pintor. Li também que Velásquez teria se inspirado nesta obra para pintar "A Familia de Felipe IV"
É uma bela maneira de se aprofundar o conhecimento de arte e de história, não é mesmo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário