quarta-feira, 28 de março de 2012




David Hockney ... Um pintor inglês que nasceu em 1937 e que nos anos em que estudei História da Arte no Brasil ( cursinho livre, com a artista Vera Pugliese, hoje docente da UnB), eu lembrava dele como sendo o autor de um importante livro sobre a luz e a perspectiva na história da pintura. Um livro importante, capa dura, acho que no Brasil foi editado pela Cosac&Naify, e que eu NUNCA li.  Chama-se "O conhecimento secreto". Lembrava dele também por um de seus quadros - "The big splash" - aquele da piscina, muito Califórnia, muito azul turquesa, lindo. E por aí ficavam meus conhecimentos sobre ele, eu que lia muito (e leio até hoje) sobre arte. Então, anos depois, 2012, estou aqui em Londres por um tempo estudando inglês e leio que David Hockney está com uma exposição na Royal Academy of Arts ... fevereiro, dias antes de retomar meu curso, meu sobrinho Fernando está aqui e vamos juntos ... UAUUUUUU!!!! Uma linda, maravilhosa, vibrante, colorida surpresa!!! A exposição é um show! David Hockney é um monstro! Maravilhoso! Pinta paisagens e você fica deslumbrado. A exposição é uma explosão de cores, chega a você, fala com você, mexe com seus olhos, com a sua alma, é surpreendente! Linda, linda, o cara é um show! Dias depois, vejo um documentário sobre ele na BBC londrina. Ele falando sobre a exposição ... Algo ... indescritível ... Recomendo para quem eu posso, para quem eu encontro: "Vão, não deixem de ir, é maravilhosa!!!" Hoje voltei lá, com pessoas queridas, todas adoraram, foi muito  bom ... David Hockney é ... um artista como poucos. Sua arte é contagiante e se comunica com pessoas de todas as idades - crianças olhavam as cores das telas, riam, pareciam gostar. As pessoas mais velhas também pareciam estar tendo muito prazer, gratas por estarem lá. Um grande artista é para isso - o seu talento nos ajuda a viver melhor, a se sentir melhor. Se puder, não perca!!! Se daqui a alguns anos acontecer de você ler em algum jornal da sua cidade que uma exposição de um inglês de nome David Hockney está por lá ... NÃO PERCA!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário