domingo, 1 de abril de 2012

Veronese - A família de Dario diante de Alexandre






Ontem, sábado, fui novamente fazer a visita guiada da National Gallery (isso está virando um vício ... hehehe). Cheguei lá e tinha uma fila de umas 80 pessoas. Disseram que, por causa de uma ameaça de protesto, eles estavam revistando as bolsas das pessoas. Enquanto esperava na fila (afinal, já tinha ido até lá ...) passou um dos funcionários da National Gallery dando um voucher para um café grátis, uma espécie de pedido de desculpas pelo transtorno. 
A visita, como sempre, valeu MUITO a pena. Um dos quadros visitados ontem foi este de Paolo Veronese, pintado entre 1565 a 1570. É uma tela enorme, mas um visitante pode passar batido se não souber nada sobre a obra (meu caso até ontem). A tela mostra a família de Dario III em frente de Alexandre, o Grande. Em 333 A.C., Dario III, rei dos Persas, foi vencido por Alexandre na Batalha de Isso, travada próxima à cidade de Isso, na Ásia Menor.  Vencido, Dario fugiu com tanta pressa que abandonou mãe, esposa e filhos. Alexandre, contam, ao saber da captura dos parentes de Dario, mandou dizer que eles receberiam, de sua parte, o prestígio e o título de sua posição real. 
Algum tempo depois, os familiares de Dario se encontram com Alexandre e, por engano, a mãe de Dario ajoelhou-se em frente a um general amigo de Alexandre, Heféstion, em vez de render homenagem ao próprio Alexandre. Mas Alexandre foi magnânimo e a perdoou gentilmente, segundo a História. Como a tela foi encomendada por uma das famílias nobre de Veneza da época, os rostos da mãe de Dario, Sisygambis, de Alexandre e do general, podem retratar os familiares dos nobres venezianos.
É uma maneira muito agradável de aprender história e arte ao mesmo tempo, não é mesmo?


[editar]

Um comentário:

  1. Nunca me interessei muito pelo National Gallery. Mudei de opinião a partir de seus relatos. Às vezes é uma viagem ao tempo, outras ao descobrimento do mundo. Foi um passeio para mim. bjs

    ResponderExcluir