quarta-feira, 18 de abril de 2012

Victoria&Albert Museum -


Hoje (quarta, 18/04)  fiz a visita guiada do Victoria & Albert Museum. Dura uma hora e a gente passeia por algumas obras-primas desse imenso e fantástico museu: o acervo é de cinco milhões de objetos armazenados em 13 quilômetros de corredores!
O prédio é muito, muito lindo! O Victoria & Albert Museum  tem o mais bonito café de museu que já vi.
Algumas obras visitadas hoje:

 Acima, um dos "Raphael Cartoons"(1515-1516) , desenhos encomendados pelo Papa Leão X a Raphael de Urbino para servirem de modelos para as tapeçarias da Capela Sistina. Emprestados pela Rainha, retratam cenas da vida de São Pedro e São Paulo.


O tapete é o Ardabil, do século XVI, um dos mais antigos e maiores persas existentes. Fica entre paredes de vidro e a intervalos de uma hora são acesas as luzes para uma visão melhor da peça.





Escultura de marmore de Giovanni Bologna, Giambologna (1529-1608) - "Sansão matando um filisteu".







Abaixo, peça para altar de uma igreja (Santo André), reconstruída entre 1482 e 1498, hoje em Bressanone, Itália.



  














PS. Sempre que volto ao Victoria & Albert Museum lembro de uma querida amiga, Claudinha Santos, talentosa diplomata, a quem devo a descoberta das maravilhas deste museu. Foi com ela que eu fui pela primeira vez nele, no ano passado, e ela me contagiou nos primeiros minutos a apreciar as peças de tapeçaria, cerámica, arte asiática, islâmica, chinesa etc, etc e etc. Até então, toda a minha atenção estava concentrada na pintura. Voltei algumas vezes,  hoje foi apenas mais uma, ainda vou caminhar muito por aquelas galerias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário