sábado, 28 de abril de 2012

Ticiano na National Gallery

Hoje fui novamente nas visitas guiadas da National Gallery. Gosto de ir aos sábados, às 11h30. Depois fui ao Borough Market comprar umas coisinhas e mostrar a uma colega francesa as delícias de lá. 

A visita de hoje foi excelente, como sempre. O guia nos mostrou essa pérola aí acima, um quadro do Ticiano - A morte de Actéon. O quadro é muito interessante!

O grande pintor Ticiano (1490-1576) nasceu em Pieve di Cadore e morreu em Veneza.  É chamado de "o sol entre as estrelas", considerado um dos mais versáteis pintores italianos, tendo pintado retratos, paisagens, temas mitológicos ou religiosos.

Neste quadro acima, Ticiano retrata o mito de Actéon, que é punido por ter visto a deusa Diana nua (no quadro ela está com um vestidinho básico, hehehehe). 

O poeta Ovideo, em "Metamorfoses" conta a historia mitológica em que Diana, deusa da caça, fica envergonhada e ofendida por ter sido vista nua, e atira água para cima de Actéon transformando-o num veado. Assim, ele não poderia contar para ninguém que a tinha visto nua. Os cães eram acompanhantes dele mas, não o reconhecendo, o atacam.

Há duas abordagens dessa história. Alguns artistas mostram Actéon no momento em que ele surpreende a deusa nua, tomando banho. Outros só mostram a parte final da narrativa, quando ele é devorado pelos cães. Por isso o nome - Metamorfose - pois Actéon é transformado em animal e surge com hastes na cabeça. Ticiano segue a segunda corrente.

(P.S. Minha impressão pessoal sobre o quadro, visto por mim hoje pela primeira vez: a leveza que Ticiano consegue dar para uma histórica mitológica tão triste e trágica. O quadro é lindo, magistralmente pintado. Fiquei com uma sensação - visual e pessoal somente, nunca li nem tenho nenhuma informação sobre isso - que o Ticiano foi um impressionista "avant la lettre"). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário